Semana de Comunicação promove aprendizado e interação a estudantes

Alunos puderam assistir à diversas apresentações de professores e profissionais da área

Durante os dias 26 a 30 de outubro, a Fiam Faam realizou em seus campus a semana da comunicação. No campus Morumbi ocorreram diversas oficinas e palestras durante o período.

O objetivo do evento é integrar os alunos da área comunicacional em derivados segmentos, com apresentações de professores consagrados e profissionais que são referência nos temas.

https://i1.wp.com/portal.fmu.br/imgnoticia/2110_57.jpg

Palestra do repórter Fernando Fernandes aconteceu no auditório do Campus Morumbi

Uma das palestras foi “Cobertura Esportiva na Televisão”, que aconteceu no dia 27 e contou com o repórter Fernando Fernandes, do Grupo Bandeirantes. Ao final do encontro, Fernandes, que cobre a área de esporte no canal televisivo, ressaltou a importância do futebol no Brasil atualmente. “O futebol é uma verdadeira ‘caixinha de surpresas’, e está bem claro que o torcedor amante pelo futebol ainda acha que a modalidade está acima de todas as irregularidades. Isso é bastante motivador para nós, profissionais da área”, disse o jornalista.

Portal da Band

Outro destaque foi a Oficina “Jornalismo Cultural”, ministrada pela Professora Fabíola Tarapanoff, no último dia 27 também. Em entrevista ao Blog, a professora comentou o objetivo da oficina. “O intuito é oferecer possibilidade de conhecimento para a especialização no Jornalismo que trata sobre cultura, apresentado a história e os principais veículos que fizeram deste formato uma das mais importantes manifestações jornalísticas”, disse.

Jornalismo Cultural no Observatório da Imprensa

Durante a apresentação, foram desenvolvidos vários aspectos do Jornalismo Cultural, desde a história das principais revistas do tema, como a Cruzeiro, a Realidade e a Bravo, até o Jornalismo Literário.

Biografia de Truman Capote

Um dos expoentes do segmento, Truman Capote, foi assunto devido à representatividade de sua principal obra, “A Sangue Frio”, de 1966, que fora a precursora da fusão entre Jornalismo e a Literatura. “Capote foi um expoente do Jornalismo. Escrevia matérias para pessoas, contava boas histórias, era um grande escritor, sendo único em seu estilo. Além disso, conseguiu conduzir sua carreira como quis e fez um livro que marcou época. Um precursor, que inspirou as pessoas que seguiram no Jornalismo Poético”, analisou a Professora Fabíola.

Resenha de A Sangue Frio

Ao todo, a Semana de Comunicação, que ocorre uma vez por ano, realizou 33 oficinas e cinco palestras no Campus Morumbi, entre os dias 26 a 30.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s